FEROVIÁRIA 90 ANOS – Veja todos os resultados das eleições desde 2015. A Chapa 10 já está no segundo mandato enfrentando a crise da pandemia

Texto e fotos: Jornalista João Paulo Ouverney. Reg MTb 20.087

 

Costuma-se dizer, entre os experts em política, que as eleições da Associação Atlética Ferroviária só perdem em importância para as de prefeito da cidade. Isso porque o clube, com cerca de 2.500 associados totalizando em torno de 9.000 pessoas (com os dependentes), possui uma população – e também orçamento – maiores que os de muitas cidades brasileiras.

 

As eleições no clube acontecem a cada dois elegendo Presidente e Vice-Presidente da Diretoria Executiva, e membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comissão de Sindicância.

Nessas eleições valem ir atrás dos eleitores, boca de urna, propaganda com faixas, cartazes e banners, e o dia é sempre de grande animação e emoções, principalmente quando começa a apuração. Assim foram com as três últimas eleições, onde a atual Gestão 10 se destacou.  Veja os resultados desde 2015:

 

– Em 12 de abril de 2015, em uma apuração  disputadíssima, a Chapa 10 (Leandro Matos candidato a presidente e Marcelo Ratto vice) perdeu para a Chapa Superação (José Cabral e Gil Nogueira)  por 10 votos de diferença. Também participou a Chapa 2 “Lealdade a Você com Adair Moreira “Dadá” e Fernando Rezende.  Mas devido a problemas técnicos, a decisão foi parar na Justiça, determinando que o então presidente José Celso Pupio continuasse no cargo até a sentença final ou a próxima eleição, o que aconteceu primeiro.

 

– Em 2 de abril de 2017 novamente a Chapa 10  (com Leandro Matos como candidato a presidente e agora José Robinson César “Robão) –  disputou contra a Chapa Superação (Paulo Hilário e Nelson Fornitano)  e venceu com 52% dos  votos. Era a Chapa 10 “dando a volta por cima”, elegendo também os candidatos para os Conselhos.

 

– Em 7 de abril de 2019 a Chapa 10 partiu para a reeleição, com Leandro novamente candidato a presidente e dessa vez Julio  Cesar  Piorino vice-presidente. E o trabalho da Gestão 10 havia sido tão bom em pouco tempo, com várias obras e importantes melhorias, que obteve mais de 85% concorrendo com a Chapa 100% (Valdir Alemão e Marcelo Demorô). – E venceu ainda  as eleições para o Conselho Deliberativo (88%), Conselho Fiscal  (88%) e Comissão de Sindicância (67%).

 

– Pouco tempo depois, em 29 de abril de 2019,  a Chapa 10 conseguiu eleger também o Presidente do Conselho Deliberativo, José Robinson César “Robão” e o Secretário Adair Faria Moreira “Dadá”. A eleição reuniu três Presidentes que ajudaram a escrever a história da Ferroviária: Eduardo Cunha San Martin, Valno Herculano Coutinho e José Celso Pupio.

 

– Agora, a partir do início da pandemia causada pelo coronavírus, a Gestão 10 enfrenta seu maior desafio: o clube fechado, cerca de 70 funcionários, professores, estagiários, prestadores de serviços e fornecedores.

“Mas todos estão unidos, Diretores e Conselheiros continuam trabalhando mesmo em meio à crise, que se Deus, com muita fé, força e determinação iremos vencer”, disse o Presidente Leandro Matos.