Galeria de Fotos

12/04 | Ferroviária de Pinda comemorou seu 90º aniversário dia 12 de abril

Crédito: João Paulo Ouverney, Roberto Faria, Akim e acervo Ferroviária

Uma longa trajetória ininterrupta de lutas, dificuldades e vitórias

“A Gestão 10 havia elaborado ampla programação para comemorar esta data histórica, mas quis o destino que estivéssemos à frente do clube nesses momentos difíceis que todo o mundo atravessa,  porém vamos vencer mais essa luta com determinação, coragem, apoio e união de todos”, disse o Presidente Leandro Matos.

 

“As dificuldades em manter os compromissos financeiros estão sendo muito grandes também para a Ferroviária, mas acreditamos que a Gestão 10,  contando com a compreensão de associados, parceiros, fornecedores, funcionários e colaboradores, vai sair vitoriosa”, comentou o Vice-Presidente e Diretor Financeiro Julio Piorino.

 

A Associação Atlética Ferroviária completou 90 anos no dia 12 de abril de 20120. Nascido pequeno e humilde em torno de um time de futebol (teve que fazer rifa para comprar a primeira bola), ao longo dos anos o clube cresceu muito, graças ao trabalho de todos – diretores, conselheiros, atletas, funcionários, associados, parceiros e colaboradores em geral – e hoje é um dos maiores clubes do interior do Estado do São Paulo. Atualmente é administrada pela Diretoria Gestão 10, tendo como presidente Leandro Matos e vice-presidente Julio Cesar Piorino. O presidente do Conselho Deliberativo é José Robinson César tendo como secretário Adair Faria Moreira “Dadá”.

 

COMO NASCEU A FERROVIÁRIA

No início de 1930, Benedito Pires (Ditão) lançou entre seus companheiros ferroviários das Estradas de Ferro “Central” do Brasil e “Campos do Jordão” a ideia de criar  uma associação esportiva tendo por base um time de futebol. Isso se concretizou no dia 12 de abril de 1930 em uma reunião no  Clube Literário e Recreativo, com o apoio do Dr. Orlando Drumond Murgel, diretor da “Estradinha” na época, que foi o primeiro presidente do clube.

Inicialmente foi formada uma comissão formada por Moacyr Lopes Coelho, Gabriel Arcanjo dos Passos Pereira e Antonio de Pádua Costa, sob a presidência do primeiro. O nome “Associação Atlética Ferroviária” foi sugerido por Lídio Cândido Amorim e aprovado.

 

OS FUNDADORES

Os fundadores do clube foram os seguintes:

Adelino de Oliveira – Alceu Lopes Ribeiro – Antenor Rodrigues de Melo – Antonio dos Santos Martins – Antonio de Pádua Costa – Benedito Giorgio – Benedito Pires César – Carlos Ferreira – Carlos Lopes Guedes Filho – Davino Dias do Prado – Gabriel Arcanjo dos Passos Pereira – Geraldo de Oliveira – Gilberto Moraes Cesar – Haroldo Ventura – Homero Barbosa de Araújo – Jacintho Gomes – Jair Marcondes – João Alves dos Santos – João Clímaco Alves – João Livramento – Joaquim Silva – José Braga –  José Livramento – José Pedro da Silva – Lídio Cândido Amorim – Moacyr Lopes Coelho – Mário Mendes de Freitas – Nelson de Oliveira Prata – Orlando Drumond Murgel – Savanel Amaral Gama – Severiano Bento – Tobias Salgado e Wantuil Guaycuru de Oliveira.

– De todos  os fundadores, Tobias Salgado  foi o último a falecer, com 84 anos de idade, no dia 7 de setembro de 1997, após 67 de bons serviços prestados ao clube.

 

PRIMEIRA DIRETORIA

A primeira Diretoria Executiva ficou assim formada:

Presidente – Orlando Drumond Murgel

Presidente Honorário – Savanel Amaral Gama

Vice-Presidente – Nelson de Oliveira Prata

1º Secretário – Carlos Ferreira

2º Secretário – Moacyr Lopes Coelho

Tesoureiro – Antonio de Pádua Costa

Diretor Esportivo – Lídio Cândido Amorim

 

O ESTÁDIO DE FUTEBOL

O primeiro campo de futebol foi na Vila Nair (onde hoje é a sede do INSS). Em 1935 foi comprado um terreno ao lado das oficinas da “Estradinha” onde foi construído o novo estádio. Mas alguns anos depois, em 1943,  a EF “Central do Brasil” mudou o traçado de sua linha férrea e o campo foi desapropriado. Começou uma época difícil para o clube e seu time de futebol.

Somente em 1945 foi adquirido o terreno na Boa Vista, graças a uma campanha popular. Em dezembro de 1948 foi inaugurado o Estádio “Dr. Pinheiro Júnior” que ainda hoje lá está, firme e forte, desafiando o tempo. Sua capacidade é para 3.000 pessoas sentadas na arquibancada de concreto.

Em 1952 o clube ingressou no profissionalismo e durante nove anos (1954 a 1961) o futebol agitava as tardes de domingo na cidade, que recebia grandes equipes do futebol paulista. Nessa época o time foi batizado de “Águia do Vale”.

Em 1957, quando Tobias Salgado era o presidente, o time participava da 3ª Divisão de Profissionais do Futebol Paulista (de 54 a 61), subindo com grandes méritos para a 2ª Divisão (disputou os campeonatos de 58 e 59).  Porém, no ano de 1961, devido a dificuldades financeiras, teve que abdicar do profissionalismo.

 

EQUIPE DE 1930

Na foto do time de 1930 estão: (em pé) – Árbitro Argemiro, atletas Oscar Guedinho, Adauto, Tibúrcio, Viola, Savanel e Nelson Prata. (agachados) – Joãozinho, Doca, Vicentão, Terno, Ulisses, Chico Preto e o bandeirinha.

 

ONDE FOI O PRIMEIRO CAMPO DE FUTEBOL

Em 1935 a diretoria conseguiu a posse de um  terreno para construir o primeiro campo de futebol. Ficava ao lado da atual sede social e das oficinas da Estrada de Ferro Campos do Jordão. Mas foi desapropriado em 1943 pela EF “Central do Brasil” devido à mudança do trajeto da alinha férrea (passava onde hoje é a Via Expressa). Então o clube passou por um período difícil, tendo que alugar o campo do São Paulo (conforme consta em ata), até a inauguração do atual estádio em 1948.

 

O SONHO DA SEDE PRÓPRIA

A primeira sede social foi em um prédio na rua Bicudo Leme (perto da igreja Matriz), mais tarde em outro local alugado do extinto Basquete Clube, em 1964, mais ou menos no local onde hoje é o Banco Santander.

Depois mudou novamente, foi para o prédio da atual Biblioteca Municipal (no Bosque da Princesa) e Recanto Verde (próximo ao ginásio de esportes Juca Moreira, e posteriormente,  até 1978  funcionou na rua Coronel Fernando Prestes, atual Supermercado Excelsior. A situação era crítica, chovia demais dentro, e finalmente a diretoria e o Conselho Deliberativo decidiram construir a sede própria, no início dos anos setenta.

Com a renda obtida de rifas e promoções, foi iniciada em 1978 a  tão sonhada sede, com frente para a Rua Francisca Bicudo de Melo (terreno cedido em comodato pelo Governo do Estado por intermédio da Estrada de Ferro Campos do Jordão). Inicialmente foi construída a parte inferior, que incluía o salão de festas e a administração (onde hoje é a Academia). A sede foi inaugurada em     de 1982.

Em 12 de abril de 1986 o clube ganhou seu primeiro conjunto de piscinas, sendo uma semiolímpica e uma infantil, na gestão do presidente Eduardo Cunha San Martin.

Em 1º de maio de 1989 foi inaugurado o ginásio de esportes “Tobias Salgado”, o maior do Vale do Paraíba e quinto maior do interior do Estado, quando o presidente era …

O segundo conjunto de piscinas foi entregue oficialmente no dia 31 de março de 1997, com mais 600 metros quadrados de lâmina d’água, que somados àquele já existente, perfazem 1.000 metros quadrados, sendo um  dos maiores conjuntos aquáticos da região. Gestão do presidente …

 

O GRANDE PATRIMÔNIO DO CLUBE

Hoje a Ferroviária possui  um patrimônio invejável.

A sede social está em uma área de 8.919,50m2 no centro da cidade. A piscina original para adultos é semi-olímpica com 12,5m por 25 metros. A mais nova tem mais 600m2. São duas adultas e duas infantis, em uma grande área de lazer com 1.500m2. E uma outra menor fechada, coberta e aquecida foi construída pela atual Gestão 1, que instalou um toboágua gigante com três pistas no parque aquático..

O ginásio de esportes tem capacidade para 6.000 pessoas, com 800,80m2.  Existem ainda saunas, campo society, playground, estacionamento, ampla lanchonete e deck na área das piscinas, lanchonete e bar com auto-gestão, área administrativa e uma moderna academia de ginástica, considerada uma das melhores da região. E uma moderna Arena de Artes Marciais se encontra em fase de acabamento.

No bairro da Boa Vista, em um terreno de 12.313.29m2 está o complexo esportivo dotado de campo de futebol com medidas oficiais, vestiários, alambrados e arquibancadas de concreto, bar e lanchonete. E atrás dele existe um dos melhores conjuntos de Malha e Bocha do interior do Estado, inaugurado em 24 de fevereiro de 1991.

 

O QUE O CLUBE OFERECE

O clube conta atualmente com cerca de 9.000 associados, sendo 2.500 titulares e mais de 6.000 dependentes, que podem usufruir de diversos benefícios.

À tradição do Futebol, com o passar dos anos, somaram-se diversas atividades: dança-do-ventre, dança de salão, tae kwondo, jiu jitsu, judô, futsal (escolinhas), futsal veteranos, futebol society veteranos, futebol society feminino, hidroginástica, natação, ginástica, danças (jump, fit dance livre, dança do ventre, jazz, sh’bam e balé infantil),  Yoga, futebol de campo (escolinhas), futebol de campo (veteranos), futebol de campo (turma da baixada, todos os sábados), treinamento funcional, capoeira, malha, pilates, bocha  e Academia, considerada uma das melhores em clubes do porte da Ferroviária e que completou 15 anos dia 5 de março.

 

EVENTOS PERMANENTES

Periodicamente são realizados grandes shows e bailes temáticos (aniversário, Namorados, Hawaii, Mães, Fim de Ano, etc.).  E o Carnaval de salão é uma grande tradição que reúne grande número de associados e visitantes em um ambiente saudável e seguro. O baile Noite no Hawaii (parceria com a ADC Novelis) desde 2018  tem recebido públicos calculados em torno de 5.000 pessoas, batendo recorde histórico.

 

EVENTOS DE TERCEIROS

Por ter um dos maiores ginásios esportivos do interior de São Paulo, nele são realizados todos os eventos que recebem grandes públicos: Missa de Corpus Christi, Encenação da Paixão de Cristo, formatura do PROERD, Feira de Artesanato e bailes de formatura de diversas escolas. Além de competições esportivas de várias modalidades: Futsal, artes marciais e outras. Em 2019 foi sede do evento de âmbito nacional – seletiva nacional de Cross Fit – recebendo atleta de todo o país.

 

OS PRESIDENTES DESDE A FUNDAÇÃO

1 – Orlando Drumond Murgel – 12/04/30 a 20/04/38 (era diretor da EF Campos do Jordão)

2 – Nelson Oliveira da Prata – 12/04/38 a 31/12/41.

3 – Savanel do Amaral Gama – 01/01/42 a 14/01/45.

4 – Laurival de Freitas – 17/01/45 a 25/11/46.

5 – Wilson de Oliveira – 26/11/46 a 10/11/51 – 15/01/51 a 15/01/51 – 21/05/54 a 31/12/56

6 – Tobias Salgado – 15/01/51 a 15/01/53 – 15/01/57 a 15/01/59 – 15/01/61 a 30/04/63 – 15/01/95 a 15/01/68.

7 – Eynaldo Ramos – 16/01/53 a 20/05/54.

8 – José Prates da Fonseca – 14/01/59 a 15/01/60.

9 – Jocelyn de Souza Melo – 28/04/63 a 31/01/65.

10 – Hélio Romero Camargo – 16/01/68 a 25/01/73.

11 – Otávio G. Salgado César – 17/01/73 a 04/03/74.

12 – Elias Profeta Ribeiro – 08/03/75  31/01/77.

13 – Moisés Tadeu Soares Louzada – 01/02/77 a 09/03/79.

14 – Delvair Gonçalves de Araújo – 29/11/83 a 31/03/87.

15 – Valno Herculano Coutinho – 01/04/87 a 30/04/89 / 31/03/91 a 31/03/93.

16 – José Celso Púpio – 31/03/89 a 31/03/91 / / 01/12/97 a 31/03/99 / 01/04/99 a 31/03/2001.

17 – Eduardo Cunha San Martin – 01/04/93 a 31/03/95 – 01/04/95 a 31/03/97.

18 – José Jabour – 01/04/97 a 14/10/97.

19 – Carlos Eduardo de Oliveira Neves – 15/10/97 a 30/04/2000.

20 – Arthur Ferreira dos Santos – 01/05/2000 a 30/04/2010

21 – José Celso Pupio – 01/05/2011 a 31/04/2017. A partir de 2011 os associados passaram a votar.

22 – Leandro Matos – 01/05/2017 a 31/04/2019 (vice José Robinson Cesar) e 01/05/2019  até a presente data (vice-presidente Julio Cesar Piorino).

* O atual presidente do Conselho Deliberativo é José Robinson César tendo como secretário Adair Faria Moreira “Dadá”.

 

PRESIDENTES DO CONSELHO DELIBERATIVO

Como todo clube, a Ferroviária também tem seu Conselho Deliberativo, e os presidentes foram:

1 – Savanel Amaral Gama – 25/04/42 a 13/01/45.

2 – Laurival de Freitas – 14/01/45 a 30/01/48.

3 – Wilson de Oliveira – 31/01/48 a 04/01/51 – 15/01/58 a 09/01/62

4 – Tobias Salgado – 05/01/51 a 31/01/54 – 27/12/56 a 14/01/58

5 – Eynaldo Ramos – 01/02/54 a 26/12/56.

6 –  João Livramento – 10/01/62 a 29/01/63.

7 – Joaquim dos Santos Machado – 30/01/63 a 16/02/70.

8 – Oswaldo Marcondes César – 17/02/70 a 15/05/74.

9 – José Jabor – 16/05/74 a 12/06/78.

10 – Eduardo San Martin – 13/06/78 as 90.

De 1978 em diante –Tobias Salgado, Eduardo Cunha San Martin, Fernando Prado Rezende, José Francisco Monteiro e atualmente José Robinson César (tomou posse em 29 de abril de 2019).

 

DATAS HISTÓRICAS

Durante 90 anos muitas obras foram feitas no clube, graças ao trabalho de todas as Diretorias, Conselheiros e funcionários. O clube tem muita história para contar , escrita durante essas nove décadas. Veja abaixo as principais datas que marcam essa trajetória gloriosa:

 

12/04/1930 – Fundação da Associação Atlética  Ferroviária, na sede do Clube Literário e Recreativo (era na atual Praça Monsenhor Marcondes). O 1º presidente foi Orlando Drumond Murgel (diretor da ED Campos do Jordão.

1935 – Aquisição do  terreno do primeiro campo de futebol ao lado da atual sede social e das oficinas da Estrada de Ferro Campos do Jordão (presidente Orlando Drumond Murgel). Foi desapropriado em 1943 pela EF “Central do Brasil” devido à mudança do trajeto da alinha férrea (passava onde hoje é a Via Expressa)

12/09/1945 – Compra do terreno no bairro Boa Vista para o campo de futebol, pertencia a José Plínio Marcondes de Oliveira e Aracy de Carvalho Marcondes. Valor – CR 80.000,00 (oitenta  mil cruzeiros). CR 30 mil à vista e o restante em 25 parcelas (presidente Laurival de Freitas)

26/12/46 – Início das obras de construção do estádio (Laurival  de Freitas)

1948 (dezembro) – Inauguração do atual estádio Dr. Antonio Pinheiro Junior na Boa Vista (presidente Wilton de Oliveira)

1952  a 1961 – O time participou do futebol profissional – 3ª Divisão (presidentes Tobias Salgado, Eynaldo Ramos e José Prates da Fonseca “Zelão”)

1961 – O time subiu para a 2ª Divisão do Campeonato Paulista (presidente Tobias Salgado)

1978 – Início da sede própria, atual Academia, com 960m2 (presidente Moisés Tadeu Soares Louzada)

12/04/80 – Início da construção do ginásio de esportes Tobias Salgado (presidente Hélio Romero Camargo)

1982  (dezembro) – Inauguração da sede própria original (primeiro prédio, atual Academia) (presidente Hélio Romero Camargo)

12/04/86 – Inauguração do primeiro conjunto de piscinas (presidente Delvair Gonçalves de Araújo)

01/05/89 – Inauguração do Ginásio de Esportes Tobias Salgado (presidente José Celso Pupio)

24/02/91 – Inauguração do Conjunto de Raias de Malha e Bocha (presidente José Celso Pupio). O local ganhou também uma lanchonete e área de confraternização dos participantes da “Baixada”.

11/04/92 – Inauguração da Lanchonete (presidente José Celso Pupio)

31/03/97 – Inauguração do 2º conjunto de piscinas presidente José Celso Pupio)

Observação: o campo de futebol society, próximo à sede social, foi construído na década de 90 e recebeu grama sintética na década de 2000.

04/03/2005 – Inauguração da Academia (presidente Arthur Ferreira dos Santos)

14/02/2018 – Inauguração do Deck de madeira (Gestão 10 – presidente Leandro Matos e vice-presidente Robinson César “Robão”)

10/02/2018 – Inauguração do toboágua (Gestão 10 – Leandro e Robão)

14/02/2018 – Inauguração do Deck 10 (Gestão 10 – Leandro e Robão)

22/07/2018 – Inauguração da Arena Aquática (piscina coberta e aquecida (Gestão 10 – Leandro e Robão)

01/05/2018 – Inauguração do Parque Infantil (Gestão 10 – Leandro e Robão)

01/05/2018 – Inauguração da Estação Saúde “Benedito Ribeiro” (Gestão 10 – Leandro e Robão)

18/11/2018 – Inauguração da reforma da cozinha (Gestão 10 – Leandro e Robão)

15/03/2019 – Início de construção da Arena de Artes Marciais (Leandro e Robão)

31/03/2019 – Inauguração da sauna masculina totalmente reestruturada (Gestão 10 – Leandro e Robão)

 

A atual Gestão 10, tendo como Presidente da Diretoria Executiva Leandro Matos e Vice-Presidente e Diretor Financeiro Julio Piorino (eleito para o cargo em abril de 2019), continua trabalhando muito para manter o crescimento do clube, mesmo durante esse tempo em que o clube está sem atividade devido à pandemia causada pelo coronavírus.

 

Uma grande obra em andamento é a Arena de Artes Marciais, já em fase de conclusão. Tem 531m2 de construção, abrangendo, além do salão, arquibancada, vestiários e um mezanino. A cobertura foi feita com  telhas termoacústicas, revestidas de telhas metálicas convencionais com duas telhas constituindo um “sanduíche”, que reduz a sensação térmica e ruído causado pela chuva.

 

FORMANDO CRAQUES PARA O BRASIL

O clube mantém a tradição de haver nascido de um time de futebol e sua escolinha tem revelado atletas que atualmente atuam em grandes times do Brasil:

Éverson Marques – Atual goleiro titular do Santos FC, começou nas categorias de base da Ferroviária.

Ramon César Cirino – Jogador da equipe Sub 18 do Palmeiras, também começou na Ferroviária.

Vitor Hugo Perusses  – Titular do Coimbra Sports da cidade de Contagem (MG), disputando a 1ª Divisão do futebol mineiro. Também formado no clube.

Bruno Antunes de Oliveira “Bruninho” – Jogou no Nacional, Paysandu e atualmente no Águia de Marabá Futebol Clube.

 

TRABALHO DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO

Em pouco tempo desde que assumiu, em 1º de maio de 2017, a atual Diretoria Gestão 10 apresenta um volume muito grande de obras realizadas e melhorias em diversos setores. Isso resultou na reeleição do presidente Leandro Matos, agora tendo como vice-presidente Julio Piorino, nas eleições gerais realizadas no dia 7 de abril de 2019.

 

Já inaugurados – Dois espaços gourmet churrasco, moderno deck de madeira, toboágua, cobertura dos espaços entre a lanchonete e o deck, revitalização da área da lanchonete, Deck 10, Área Kids (moderno parque infantil), Arena Aquática (piscina aquecida e coberta), reestruturação do sanitário feminino da Academia e sauna masculina. Encontra-se em fase final uma moderna Arena de Artes Marciais com sanitário, lanchonete e área coberta.

 

Melhorias efetuadas – Instalação de modernas catracas eletrônicas nos acessos ao clube e parque aquático, ampliação e modernização do sistema de segurança, ampliação da rede de informática implantação de nova sala aquisição de novos equipamentos, ampliação e modernização do sistema de monitoramento por câmeras, apoio às eleições de CIPA e Brigada de Incêndio, entre outras.

 

Academia – Compra de novos e modernos aparelhos e equipamentos (completou 15 anos dia 5 de março). Revitalização da sala de dança e ginástica, aquisição de TV, modernização dos sanitários, entre outras melhorias. Implantação de equipe de ciclismo (Pedal 10), natação (Águas Abertas)  e grupo de motociclistas “Ferro & Asfalto”.

 

Soluções jurídicas – A Gestão 10 conseguiu resolver também antigas pendências judiciais que se arrastavam há vários anos. Entre elas, o IPTU que se encontrava em atraso desde 2009.

 

Redução de dívidas – Foram reduzidos os montantes de dívidas  (mais de 50%) originárias de administrações anteriores.

 

Lucro aumentou –  O setor financeiro apresentou um superávit (lucro) em torno de R$ 500.000,00 no primeiro mandato. As despesas foram reduzidas. 95% dos eventos sociais até hoje apresentaram lucros.

 

Parcerias – Diversas parcerias feitas com empresas do município possibilitando novos investimentos.

 

Obras em andamento – Arena de Artes Marciais com 591 metros quadrados, que será uma das mais modernas do Estado de São Paulo.

 

Eventos Sociais – Apresentação de novos artistas na Noite Sertaneja sexta-feira, bailes temáticos (Hawaii, Aniversário, Dia das Mães, retrôs e Carnaval). Quase todos os eventos sociais deram lucro (95%). O Baile do Hawaii passou a ser realizado em parceria com a ADC Novelis com enorme sucesso.

 

Almoço no Clube – A Gestão 10 tornou realidade o sonho de muitos associados, oferecendo delicioso almoço todo domingo ao custo de R$12,00 por pessoa, constantemente com música ao vivo, principalmente grupos de pagode.

 

CONQUISTAS ESPORTIVAS

A Gestão 10 tem investido forte também no setor esportivo, com diversos títulos conquistados em três anos:

– Campeão Paulista de Futsal Sub 16 e Sub 18 em 2018. Sub 20 campeão dos Jogos Regionais e Jogos Abertos da Juventude em 2019.

– Campeão municipal, regional, do Interior de SP e vice-campeão Paulista de Malha em 2018. Vice-campeã paulista e campeã brasileira de clubes em 2019.

– Conquista de campeonatos de Futebol de Base em várias categorias em 2018. Vice-campeã estadual da Copa São Paulo de futebol sub 13 em 2019. Diversos títulos de campeão e vice nos campeonatos municipais.

– Sucesso com a Equipe de Ciclismo Pedal 10, que conquistou premiações em quase todas as competições de 2018 e 2019. Várias conquistas da Equipe de natação Águas Abertas em 2019.

– Atletas de Capoeira e Malha do clube brilharam nos Jogos Regionais e Abertos conquistando medalhas para Pindamonhangaba.

– Conquistas importantes em Artes Marciais.

 

ELEIÇÕES 2019

No dia 7 de abril de 2019 houve eleições gerais no clube. O atual presidente Leandro Matos se reelegeu tendo como vice-presidente Julio Piorino (85% dos votos). A Chapa 10 elegeu também os membros do Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e Comissão de Sindicância. E posteriormente elegeu o presidente do Conselho Deliberativo, José Robinson César.

A Gestão 10, presidida por Leandro Matos, homenageou o saudoso ex-Diretor Financeiro Edison Duarte Junior “Corvo” falecido tragicamente em novembro de 2017.

 

RESGATE DA MEMÓRIA 1

Nesta foto, equipe de futebol Mirim da Ferroviária após conquista do título de campeã no Estádio Dr. Antonio Pinheiro Junior (campo do clube) com um grande público. O futebol foi o embrião que originou o Alviverde e sempre esteve presente em sua história.

RESGATE DE MEMÓRIA 2

Este time da Ferroviária marcou época na década de 70, conquistando diversos títulos devido aos craques que tinha, entre eles Alfredo Colli Corrêa “Alfredão” (último em pé da esquerda para a direita). Alfredo foi técnico da Industrial de Moreira César campeã amadora do Estado, depois voltou para a Ferroviária onde foi diretor de Esportes e grande colaborador até o fim de sua vida.

 

ENDEREÇOS

1 – Sede Social

Rua Alvaro Pinto Madureira, 81

Bairro Chácara da Galega   Tel. (12)2126-4444

CEP 12422-210 – Pindamonhangaba – SPMais Telefones

2 –  Campo de Futebol

(Estádio Dr. Antônio Pinheiro Júnior)

Rua Dona Isaura Eugenia de Toledo Silva, 45

Bairro Boa Vista   Tel. (12)3645-4968

CEP 12401-025 – Pindamonhangaba – SP

3 –  Raias de Malha e Bocha

Rua Conselheiro Rodrigues Alves, 139

Bairro Boa Vista

CEP 12401-260 – Pindamonhangaba – SP

 

CONTATOS

Telefone:  (12) 2126-4444.

Facebook: https://www.facebook.com/aaferroviaria/?ref=br_rs

Site: http://aaferroviaria.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/explore/locations/274407034/aa-ferroviaria-pinda-gestao-10/



Outras Galerias:

Ferroviária atende associados presencialmente e continua obra e manutenção nas instalações (22/05)
Noite Sertaneja teve Willian & Diego e banda (15/03)
Ferroviária estreia em Campeonato de Futsal Feminino Regional (15/03)
Domingo teve show de pagode e almoço (08/03)
Baile à fantasia encerrou comemorações de 15 anos da Academia (07/03)
Academia comemorou 15 anos e ganhou novos equipamentos (07/03)
Clube sediou Encontro de Ferromodelismo do Cone Leste Paulista (07/03)
Mona Reis deu show na Noite Sertaneja dia 6 de março (06/03)